08:00

AGORA NA POPROCK

Conexão Pop Rock
12

A SEGUIR

Passado a limpo

Notícia

Dick Dale, o "rei da guitarra surf" morre aos 81 anos

Por: Portal Vagalume - 18/03/2019 às 14:44

Músico foi apresentado para as novas gerações com
Músico foi apresentado para as novas gerações com "Misirlou" usada na abertura de "Pulp Fiction"Crédito: divulgação

O guitarrista Dick Dale morreu aos 81 anos. A notícia foi dada na noite de ontem (17) e a causa da morte não foi divulgada. Nascido em Boston em 1937, Dale teve sua fase de maior sucesso no início dos anos 60, quando gravou, ao laod0 dos Del-Tones, sua banda acompanhante, músicas instrumentais que serviram de trilha sonora para surfistas e admiradores do esporte.

Entre seus hits estavam "Let's Go Trippin'" e a sua versão para "Misirlou" que o apresentou às novas gerações depois que foi usada brilhantemente por Quentin Tarantino nos créditos iniciais de "Pulp Fiction" em 1994. O músico dizia que tentava replicar no instrumento a ideia de uma onda engolfando um praticante do surf.

Igualmente importante foram as suas contribuições do ponto de vista técnico, que abriram novos caminhos e possibilidades para a guitarra. Dale trabalhou em conjunto com a (fabricante de instrumentos) Fender na construção de novos instrumentos e de amplificadores mais potentes que elevaram, e muito, o volume que se podia conseguir em uma performance - isso o coloca também como uma espécie de pioneiro do heavy metal.

Ele também experimentou com efeitos como a distorção e reverb, e influenciou diretamente a música de Jimi Hendrix e Eddi Van Halen, entre inúmeros outros.

Dick Dale, que era canhoto mas não invertia as cordas do instrumento, veio ao Brasil, em 1997, tendo se apresentado em cidades como São Paulo e Santos.

Veja ele tocando "Misirlou" em 1963

https://youtu.be/ZIU0RMV_II8


POPROCK FM 98.1 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 981fm.com.br

Desenvolvido por