08:00

AGORA NA POPROCK

Conexão Pop Rock
12

A SEGUIR

Passado a limpo

Notícia

42 anos depois, "Rumours", clássico álbum do Fleetwood Mac, volta ao top 10 dos EUA

Por: Portal Vagalume - 20/10/2020 às 9:47

Lançado em 1977, disco é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos
Lançado em 1977, disco é um dos mais bem sucedidos de todos os temposCrédito: divulgação

"Rumours", o clássico, e ultra bem-sucedido, álbum que o Fleetwood Mac lançou em 1977, voltou ao top 10 dos EUA, graças a um vídeo que viralizou no TikTok. O clipe feito pelo skatista Nathan Apodaca - com ele "brisando" ao som de "Dreams" - se tornou um fenômeno, rendendo muitas paródias e homenagens em uma ação que acabou beneficiando também a banda.

"Rumours" foi o segundo álbum do FM feito com a dupla de americanos Stevie Nicks (autora de "Dreams") e Lindsey Buckingham que, quase que milagrosamente, conseguiram reviver a marca FM como transformá-la em uma máquina de gerar dinheiro.

A banda surgiu na Inglaterra nos anos 60 e começou como um grupo que tocava blues ortodoxo, liderada pelo guitarrista Peter Green, morto em julho passado. Mais curioso ainda é a banda ter sido batizada a partir dos nomes do baterista (Mick Fleetwood) e baixista (John "Mac" McVie), já que os dois foram as únicas pessoas constantes em uma banda que já teve mais de 15 membros.

Com a saída de Green, em 1970 depois do terceiro disco, a banda passou por um longo período de incerteza lançando seis discos que fizeram pouco sucesso, apesar de todos trazerem bons momentos. Tudo mudou com a chegada dos ex-namorados Nicks e Buckingham, que revitalizaram o som do grupo, ao lado da tecladista Christine McVie, que também desabrochou como compositora. O primeiro disco dessa formação, "Fleetwood Mac" de 1975, foi o chamado "sucesso de lenta combustão", aquele disco que foi estourando aos poucos até se tornar um fenômeno.

Ainda assim era difícil imaginar que eles fariam um "monstro" do tamanho de "Rumours" que foi, por algum tempo, o álbum mais vendido da história dos EUA e, ainda hoje ocupa um posto único na indústria fonográfica - o de trabalho que vendeu mais de 20 milhões de cópias. acima dele apenas os Eagles (com a coletânea "Greatest Hits" e "Hotel California"), Michael Jackson ("Thriller"), AC/DC ("Back In Black") e o Led Zeppelin com seu quarto disco.

"Rumours" está na sétima posição na parada desta semana, tendo vendido o equivalente a 33 mil cópias, a maioria advinda de seu desempenho nos serviços de streaming musical. O disco passou 31 semanas não consecutivas no número 1 em 1977 e 1978 e apareceu pela última vez no top 10 em fevereiro daquele ano, no décimo lugar.

O resto do top 10

Depois de dois rankings com muitas novidades, o top 10 não teve nenhuma estreia e foi marcado pelo retorno de Pop Smoke, o rapper que morreu assassinado em fevereiro com apenas 20 anos, ao topo da parada.

"Shoot for the Stars, Aim for the Moon" estreou em primeiro lugar em julho e agora retornou para a sua segunda semana no topo depois de ter vendido o equivalente a 67 mil cópias

O top 10 ficou assim:

1 - "Shoot For The Stars..." - Pop Smoke (subiu duas posições)

2 - "Savage Mode II" - 21 Savage & Metro Boomin (caiu uma posição)

3 - Legends Never Die" - Juice WRLD (subiu cinco posições)

4 - "My Turn" - Lil Baby (subiu seis posições)

5 - "Tickets To My Downfall" - Machine Gun Kelly (subiu uma posição)

6 - "The Album" - BLACKPINK (caiu quatro posições)

7 - "Rumours" - Fleetwood Mac (subiu seis posições)

8 - Trilha sonora de "Hamilton an American Musical (subiu três posições)

9 - "Top" - YoungBoy Never Broke Again (mesma posição)

10 - "folklore" - Taylor Swift (subiu duas posições)


POPROCK FM 98.1 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 981fm.com.br

Desenvolvido por